Historial

Société Suisse de Bienfaisance de Lisbonne

Muitos de vocês se perguntam por que a Sociedade Suíça de Beneficência de Lisboa escolheu o francês como idioma oficial.

A necessidade de ter uma sociedade suíça em Portugal não era sentida na época. Havia uma instituição de caridade alemã em Lisboa por muitos anos, acompanhada pelos suíços que moravam em Portugal. Essa sociedade sempre resgatou a maioria de nossos compatriotas necessitados.

Mas em 1864, em uma assembleia geral dessa sociedade, os estatutos foram atualizados e foi decidido que apenas os suíços de língua alemã ainda seriam resgatados no futuro.

Reação dos suíços de língua francesa: uma Sociedade de Caridade Suíça, cujo objectivo é ajudar todos os suíços, sejam eles de língua alemã, francesa, italiana ou rético, deve imperativamente ver a luz.

Em 1865, 18 dos membros da comunidade suíça de Lisboa, sob o impulso do Sr. G. Schindler, cônsul da Suíça em Lisboa, lançaram as fundações da nossa Sociedade estabelecendo seus objectivos e desenvolvendo seus estatutos, legalizados em 1868 por decreto real.